ICM - Instituto Cultural da Maia
Universidade Sénior

História

História de Portugal:

Portugal é uma nação com praticamente mil anos de História...! E com tanto, tanto, por saber e descobrir...
Nesta disciplina procuramos compreender a História de Portugal na sua globalidade, trocando impressões sobre momentos marcantes, episódios insólitos, personagens sobre as quais há mais dúvidas que certezas, batalhas que nem sabemos mesmo se existiram... enfim... colocamos dúvidas e interrogações porque percebemos que a História é feito por homens com crenças, dúvidas e preconceitos e que todas essas camadas de interpretações tornam esta disciplina absolutamente fascinante!

Estamos à sua espera para um diálogo sempre aberto, em que o seu contributo, a sua dúvida, a sua pesquisa, são sempre muito bem vindas!
Neste ano lectivo de 2011/2012 vamos estudar, entre outros, os bastardos régios e algumas amantes famosas dos Reis de Portugal...

Venha daí e siga nesta máquina do tempo!

 

O Grande Porto na História:

FINALIDADE/OBJECTIVO

Tendo presente a localização do Instituto na cidade da Maia, consideramos fundamental que todos os alunos conheçam um pouco do contexto histórico e patrimonial desta Terra Milenar. Neste sentido, a disciplina procurará enquadrar a Maia e o Porto no quadro mais vasto da região do Douro Litoral, tendo como pano de fundo grandes quadros cronológicos as Idades Média e Moderna.

Naturalmente, espaços como a cidade do Porto - em que o confronto entre o Bispo e a Burguesia Mercantil marca os séculos medievais e modernos - e as vizinhas localidades de Bouças (Matosinhos), Vila do Conde e os senhorios monásticos, serão alvo da nossa atenção e interesse no decurso das aulas. Serão recordados episódios, personagens, monumentos, tradições e lendas de grande importância para a compreensão da região e, mesmo, do país. Para o ano lectivo de 2011/2012, procuramos centrar a nossa atenção nos séculos XVI-XVIII, recorrendo à análise de fontes como as "Memórias Paroquiais", de 1758.